domingo, 20 de maio de 2012

Centro da Via Láctea




(Foto: Jailton César)


Esta é mais uma das fotos feitas a partir do sítio em Itaporanga. Nessa noite, vimos a olho nu toda majestade do centro de nossa galáxia se elevando no horizonte e se revelando gradualmente até termos uma visão magnífica dessa região. É algo espetacular. E acreditem, a foto não faz juízo a ver com os próprios olhos.
No quadrante inferior esquerdo encontra-se o bojo, uma região esférica de estrelas que circunda o centro de nossa galáxia. A região escura no centro são nuvens de matéria constituídas de poeira e gases que estão entre nós e o centro. Essas nuvens obscurecem as estrelas por traz e geram essas regiões escuras na foto. Essas mesmas nuvens impedem que as estrelas que realmente estão no centro de nossa galáxia sejam vistas da terra, assim como um buraco negro supergigante que também lá se encontra.
Essa região visível durante o inverno é extremamente rica de objetos que em sua maioria podem ser observados utilizando apenas um binóculo. Fora as enormes nebulosas escuras é possível ver, nebulosas, aglomerados abertos, aglomerados globulares, grandes e belas estrelas de várias cores e até mesmo galáxias um pouco acima e abaixo do plano da via láctea. Deixo a cargo de nossos amigos tentarem localizar na foto alguns desses objetos.
Quanto à parte técnica, essa foto em particular deu muito trabalho para livrar-me da granulação que dava um aspecto desagradável. Utilizei-me da muitas camadas no Photoshop. Costumo não utilizar métodos que corrompa a informação contida na foto, utilizo-me apenas  de ajustes que revelem ou obscureçam as informações para que o resultado final seja apenas aquilo está no céu.
Nesta foto as manchas castanhas no canto inferior direito são nuvens que passaram no momento em que tirava as fotos e que permaneceram na foto por ser informação contida na imagem. Também consegui revelar as cores castanhas nas nebulosas escuras dessa região e a cor alaranjada da nebulosa que rodeia Antares, assim como algumas nebulosas azuis que circundam a cabeça do escorpião.
Espero que tenham gostado e até a próxima postagem.



Dados Técnicos:

CâmeraCanon EOS T2I
Integração: 11 x 180s
ISO: 800
F/4,5
Distância focal: 18mm
Data: 22/04

Local: Itaporanga d'Ajuda - SE, República Federativa do Brasil
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Um bom céu, equipamentos e vontade, fazemos maravilhas, tá ai a prova disso!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima foto!!! Quero ver as outras deste dia!
    Parabéns Jailton.

    ResponderExcluir

Copyright © Astrofotografia Sergipe | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes