segunda-feira, 2 de maio de 2016

Três errantes no céu



(Fotos: Jailton César)


Ao longo destas semanas pode se ver um espetáculo no céu quase não apreciado. Pouca gente sabe mas os três pontos brilhantes e estáticos no céu noturno ao longo de nossas noites atuais nada mais são do que três planetas bem conhecidos pelo público. O primeiro a aparecer é o imponente júpiter, um ponto brilhante , o mais brilhante do céu noturno. Em seguida vemos um ponto vermelho, um pouco diferente das estrelas ao seu redor, trata- se do deus da guerra marte, sua cor vermelha é inconfundível. Por último, o senhor dos anéis, saturno, facilmente confundido com uma estrela brilhante, é o último planeta visível em nossas noites de abril e agora maio. 

Lembrando que todos os planetas visíveis a olho nu diferenciam das estrelas pelo seu brilho estático e ao longo das semanas se vocês prestarem atenção eles irão mudar de posição em relação as estrelas. Além do mais, planetas só são vistos na direção da eclíptica (caminho aparente que o sol faz todos os dias, ou seja o plano de órbita dos planetas), portanto nunca veremos um planeta ao sul ou norte, e sim ascendendo na direção leste ou próximo dela, e desaparecendo a oeste ou próximo.

As imagens acima foram feitas por nosso astrofotógrafo Jailton César, aproveitando as condições boas de atmosfera menos turbulenta. Em breve ele trará mais imagens para nós, não apenas de objetos do sistema solar, como de céu profundo (galáxias, nebulosas, aglomerados, etc). Em sequência: Júpiter, Marte e Saturno.


Dados técnicos:

Telescópio Newtoniano 200mm f4
Câmera Canon T2i
Método: Projeção positiva com ocular ortoscópica de 9mm
Local: Aracaju-SE 10°54'36''S 37°04'12''W elevação 4m
Data: 30/04/2016






Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

Copyright © Astrofotografia Sergipe | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes