quarta-feira, 25 de julho de 2012

Galáxia de Andrômeda (M31) em 50mm

(Foto: Ivo Matias)


Esta foto é a minha primeira de galáxia, trata-se da galáxia de andrômeda (M31) e a sua satélite pouco abaixo. A galáxia de andrômeda é a mais conhecida fora a nossa via láctea, e também é a galáxia espiral mais próxima de nós. Ela pode ser vista a olho nu nesta época do ano na direção da constelação de andrômeda, sendo uma galáxia espiral e a maior do nosso grupo local de galáxias. Para fazer esta foto foram preciso 19 imagens em RAW, processadas no software Íris e depois pós tratada no photoshop CS4. O método utilizado foi o piggyback, usando 30s de exposição, em uma noite de céu fantástico, seco, sem nuvens e incrivelmente transparente. Minha limitação foi apenas a lente de 50mm, não podendo obter uma ampliação maior e a falta de um notebook ou do software instalado no cartão de memória da máquina para fazer fotos com maior tempo de exposição.

Dados técnicos:

Canon EOS Rebel T1i (500D)
Integração: 19x30s
ISO: 1600
Distância focal: 50mm f/5.6
Método: Piggyback
Local: Quixaba 1, Sítio do Alencar a 18 km da cidade de Salgueiro
Data: Madrugada da sexta-feira 20/07/2012



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

6 comentários:

  1. Aeee Ivo! Muito legal. Essa viagem rendeu!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Ficou fantástica Ivo!

    ResponderExcluir
  3. Primeiro lugar parabens pela foto...sou astronomo amador e estou começando a aprender alguma coisa sobre a astrofotografia.
    gostaria se possível que você me esclarece-se umas dúvidas: primeiro: o que são imagens em RAW? e o que seria um software instalado no cartão de memória da máquina? como eu faço isso?? obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Primeiro lugar parabens pela foto...sou astronomo amador e estou começando a aprender alguma coisa sobre a astrofotografia.
    gostaria se possível que você me esclarece-se umas dúvidas: primeiro: o que são imagens em RAW? e o que seria um software instalado no cartão de memória da máquina? como eu faço isso?? obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Opa, tudo bem? Então rapaz, o arquivo RAW ele é um tipo de arquivo gerado pela câmera e que contém todas as informações da imagem. É o equivalente ao negativo da câmera de filme. Esse tipo de arquivo não tem compressão de dados e é usado para processamos as imagens em softwares específicos. A questão do software para instalação no cartão de memória da máquina trata de um firmware que você instala no cartão para controlar algumas funcionalidades da máquina que o software de fábrica não libera, como por exemplo maior tempo de exposição. Além do mais você pode configurar a máquina para tirar quantas fotos você quiser no parâmetros que desejar sem precisar de um cabo, computador ligado ou qualquer outro dispositivo.

    ResponderExcluir
  6. Ficou show de bola, tenho muita vontade de fazer um fotos dessas. Acho que só será possível no ano que vem por ela estar no hemisfério norte. Se for possível me detalha como funciona o piggyback. Grande abraço e parabéns pelo bel trabalho.

    ResponderExcluir

Copyright © Astrofotografia Sergipe | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes