terça-feira, 23 de outubro de 2018

Marte em IR (Infra Red)


(Foto: Jailton César)




Aproveitando atualmente a visibilidade do planeta vermelho, trouxemos uma imagem incomum sem a cor vermelha predominante do planeta, ao qual estamos acostumados a ver. A imagem foi feita a partir de um filtro IR (Infravermelho), onde apenas o comprimento de ondas na faixa do infravermelho passou, bloqueando todas as outras faixas do espectro eletromagnético.
"Marte é extremamente rico em detalhes na faixa do infravermelho. Como nossos olhos possuem o pico de máxima sensibilidade na faixa do espectro correspondente ao verde, decaindo a sensibilidade na direção do violeta e do vermelho, acabamos por ver Marte com poucos detalhes uma vez que nesta faixa a que somos mais sensíveis, Marte é relativamente pobre em detalhes. Da mesma forma, fotografar Marte com câmeras coloridas não é uma boa pedida, uma vez que tais câmeras são igualmente deficientes, assim como nossos olhos, na faixa do infravermelho onde Marte exibe a maior parte de seus detalhes. Com uma câmera monocromática e um filtro de passa infravermelho, podemos fotografar todas estas estruturas." 
Cyberplocos 
Como podemos ver no texto retirado de uma postagem do Fábio Plocos, nosso olho humano é limitado a enxergar na faixa do espectro eletromagnético que corresponde à à luz visível. Apenas uma pequena parte de um todo, onde consegue-se mais detalhes extraindo informação em outros comprimentos de onda, que não estamos habituados. Onde podemos a partir de um filtro ou modificação da câmera, consegui ver detalhes que não são possíveis no comprimento de onda do visível.

Sempre que ver o imponente marte, vermelho no céu, lembre-se que por trás de sua coloração esconde-de detalhes imperceptíveis aos nosso olhos, mas que podemos ver através da fotografia. Saudações astronômicas e céu aberto a todos!




Dados da foto:

Telescópio Newtoniano de 200 mm f/4. 
Projeção positiva com ocular ortoscópica de 9 mm, e filtro IR pass. 
Câmera ZWO 290MM. 
10000 quadros aproveitamento dos 8000 melhores. 
Empilhamento em autostarkket e registax.

Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Astrofotografia Sergipe | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes