segunda-feira, 17 de maio de 2010

Júpiter e a grande mancha vermelha


(Foto: Jailton César)



Olá! Essa belíssima foto do planeta Júpiter foi feita por Jailton César em setembro do ano passado (2009). Foram utilizadas duas barlows (2x) e a webcam Philips SPC900 (o CCD dela é como uma lente de 5mm) com foco direto num telescópio refletor newtoniano 180mm. A grande mancha vermelha está bem nítida. Uma ótima foto. Ainda mais considerando o modesto equipamento.
Para quem nunca viu júpiter a olho nu, em torno das 3h da madrugada ele já está numa altura considerável (a uns 30° acima do horizonte) no leste. É inconfundível. Com um binóculo razoável dá para visualizar os 4 satélites galileanos.
Em breve vou postar uma foto de Jailton na qual contém Júpiter, os seus 4 satélites principais e ainda um impacto de um cometa que houve ano passado. Dá para ver uma mancha escura na atmosfera tranquilamente! Ainda esta semana postarei! Prometo! Até mais.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. é ...faltou a da última vez do mosqueiro venus mudando de fase.... vc só quis saber de ficar com o tourinho, nem quase chegou perto do telescópio rsrs!! mas está perfeita...

    ResponderExcluir
  2. Essa webcam SPC900 Philips faz videos mais nítidos com o sensor CCD a mostra ou do modo original?

    ResponderExcluir

Copyright © Astrofotografia Sergipe | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes