domingo, 9 de maio de 2010

Saturno e Titã


(Foto: Jailton César)

Olá pessoal! Desculpem a demora, faz um bom tempo que não posto! O mestrado em física e surf requerem tempo (rs). Essa foto de saturno e seu maior satélite chamado Titã (o pontinho "acima" do planeta) foi realizada pelo nosso amigo Jailton César em 2 de fevereiro de 2010.
O sistema de anéis de Saturno possui falhas em toda a sua extensão, embora somente poucas dessas falhas fossem conhecidas antes das sondas espaciais visitarem o planeta. A maior dessas falhas é chamada divisão de Cassini, em honra de seu descobridor, o francês Jean D. Cassini. Esta falha tem cerca de 4.800 quilômetros de largura, embora varie bastante ao redor do planeta. As falhas são produzidas pela atração gravitacional de uma ou mais luas de Saturno sobre as minúsculas partículas dos anéis (fonte: NASA). Podemos ver, com atenção, esta divisão na foto (clique nela).
Titã é a maior lua de Saturno e a segunda maior de todo o sistema solar, depois de Ganimedes, tendo quase 1 vez e meia o tamanho da nossa Lua (fonte: Wikipedia).
Dados técnicos: O equipamento utilizado foi um telescópio newt. 180 mm, f/6 com uma webcam Philips SPC 900 acoplada ao mesmo. 500 frames dos vídeos foram processados no Registax 5 e Photoshop CS4.
É isso ai! Quaisquer dúvidas do procedimento deixa uma mensagem! Até mais!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

Copyright © Astrofotografia Sergipe | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes