(Foto: Jailton César)
Para uma foto tirada da casa de Jailton em meio à tanta poluição luminosa, conseguir obter uma imagem da famosa Crab Nebula (nebulosa de carangueijo), M1 foi um grande feito. No centro da nebulosa há um pulsar, uma estrela de nêutrons que gira aproximadamente 30 vezes por segundo. Ela emite pulsos de radiação de raios gama até ondas de rádio e é proveniente de uma explosão de supernova.
Ela é a "fumacinha" localizada no canto superior esquerdo da foto. Essa foto é um tanto antiga. Foi tirada com a câmera Canon S5IS (agora Jailton está com uma Canon 550d, vish).
Dados técnicos: Método piggy-back (câmera em cima do telescópio) com acompanhamento automático na montagem EQ3. Cerca de 20 fotos com 1 minuto de exposição cada.
Como vocês podem notar o blog tá de cara nova e espero que tenham gostado. Outra coisa, percebo que não estou cumprindo meu dever de postar pelo menos uma foto por semana. Outono chegou e sempre tá rolando boas ondas por aqui então dá aquela preguiça né? Não vou prometer mais nada. Portanto, vou forçar os outros 3 integrantes do blog para postar. Até mais!!!
Uma das fotos que eu mais gosto.. muito boa!!
ResponderExcluir