quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Plêiades M45 - Exemplo de processo de tratamento de imagem


(Foto: Guilherme Martins)

Olá pessoal! A foto de hoje está bem interessante e mostra o que ocorre num processo simples de empilhamento e tratamento de fotos astronômicas.
A foto acima mostra as Plêiades (M45) que são um grupo de estrelas na constelação de Touro. É um aglomerado aberto facilmente visto a olho nu e consiste de estrelas azuis (brilhantes e muito quentes). Há uma nebulosa de reflexão formada por poeira em torno das estrelas mais brilhantes que na verdade é uma nuvem de poeira não relacionada ao aglomerado e que as estrelas estão atravessando atualmente (fonte: Wikipédia).
A foto foi obtida por uma câmera Canon A460 acoplada a uma montagem equatorial manual. Eu e um grupo fomos para o mosqueiro em Aracaju-SE. O céu estava ótimo, com pouca turbulência sem contar com uma taxa alta da chuva de meteoros geminídeas e umas Bohemias bem geladas. Enfim, tirei em torno de 10 fotos com 64 seg de exposição e ISO 400. Eu mirava o telescópio de 127 mm da Celestron em uma estrela qualquer e ia fazendo o acompanhamento (lembrando que a câmera estava em cima do telescópio). Dessas 10 peguei as 6 melhores para mostrar este esquema a vocês: em A temos apenas 1 frame e o ruído está altíssimo (claro); para resolver isso empilhei as 6 fotos no Registax e já podemos perceber em B que o ruído está mais baixo; por fim, em C, dei uma melhorada no photoshop saturando as cores para destacar um pouco a nebulosa.
É conveniente perceber, então, que fotos astronômicas envolvem muitos processos. Esta foi bem simples já que o Registax oferece uma interface agradável. Porém este programa não é muito recomendável para fotos de céu profundo (deep sky) devido a ele não reconhecer com precisão rotações de campo. Para fotos deep sky, programas como o Iris ou o Maxim DL são mais eficientes. Espero que tenham gostado e com certeza ainda postarei mais fotos exemplificando estes processos. Até mais!
em OFF: acompanhamento manual dá dor nas costas!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Ae Guilherme, ficou bastante Legal o processo de tratamento, e o blog ficou muito mais bonito agora hehe, =) abração rapaz!

    ResponderExcluir

Copyright © Astrofotografia Sergipe | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes