sábado, 25 de fevereiro de 2012

Constelação de Órion

(Foto: Tarcísio Barreto)


A foto acima é de uma das constelações mais conhecidas, trata-se de Órion, o caçador. Uma constelação fácil de reconhecer e também muito bonita, é nela que se encontra a Nebulosa de órion, um remanescente de gás e poeira que é berço de nascimento de milhares de estrelas, além de nebulosa de cabeça de cavalo e as famosas três marias (mintaka, alnilan e alnitaka). Na verdade Órion é uma imensa nebulosa, subdivida em menores, rica em gás hidrogênio e outros elementos leves, onde novas estrelas nascem e ao seu redor protoplanetas.

Dados técnico:
Câmera Canon EOS T1i
integração: 26x50s
ISO: 400
f/5.6
Distância focal: 55mm
Método: Piggyback com acompanhamento

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Marte e Saturno


(Foto: Jailton Cesar)


(Foto: Jailton Cesar)

Olá pessoal, apresento a vocês as astrofotos de Marte e Saturno, na foto de Marte podemos observar a calota polar na parte de cima do planeta e logo abaixo observamos uma mancha escura que é na verdade a Acidalia Planitia e abaixo as regiões de Margaritifer Sinus e Sinus Meridiani. Entre essas duas regiões foi onde pousaram as naves Viking 1 e Pathfnder. No lado esquerdo do planeta podemos observar também nuvens de CO2 na alvorada.

Dados Técnicos:

Telescópio: Newtoniano 180mm, F/6
Acompanhamento: Montagem EQ3
Câmera: Philips SPC900
Tratamento: Empilhamento de 500 frames de um total de 1000 (ambos os planetas) no Registax e pós tratamento no Photoshop CS3
Data: 20-21/02/12, Hora: 23h - 02h, Aracaju




domingo, 12 de fevereiro de 2012

Cruzeiro do Sul (Crux)


(Foto: Ivo Matias)


Esta foto é de uma constelação muito conhecida no hemisfério sul, trata-se do cruzeiro do sul, é uma das mais fáceis de reconhecer também, além de descrever fielmente a forma de uma cruz, ela fica próximo a região do polo sul celeste, e no inverno do sul ela descreve uma rotação em torno do pólo sul celeste. Ela fica localizada na região da via láctea, envolta pela constelação de centauro, do seu lado esquerdo ficam a alfa e beta de centauro como as guardiões do cruzeiro, alfa de centauro é um sistema triplo onde fica a próxima centauri, a estrela mais próxima da terra depois do sol claro, a baixo dela fica uma nebulosa escura chamado de saco de carvão e do lado esquerdo um pequeno aglomerado chamado de caixinha de jóias, o cruzeiro do sul além de uma bela constelação é símbolo de muitos brasões e bandeiras de países do hemisfério sul.

Dados técnicos:

Camera Canon EOS rebel T1i (500D) lens 18-55mm
ISO 800
f/5.6
Tempo de exposição: 15s
Distância focal: 55mm
106 fotos
Método câmera tripé
Software de tratamento: Íris

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

New member!


(Foto: Fatemeh Yazdian)

Olá pessoal, nesse post gostaria de dar boas vindas a nossa correspondente americana.
Ela ainda está aprendendo os básicos sobre astrofotografia e é gratificante ver os primeiros resultados, por mais que seja um feito simples. Fatemeh Yazdian, mora em Orlando, FL. Agora temos como fotografar diversas chuvas de meteoros =D.
Ela tirou essa foto da lua há alguns dias atrás. Primeira lição ela já aprendeu: como controlar o tempo de exposição.

Seja bem vinda Fatemeh.
__________

Hello everyone, I'd like to welcome our american correspondent. She is learning the basics about astrophotography and it's very pleasant to check her first results, even if it is an usual picture of the moon. Fatemeh Yazdian lives in Orlando, FL. Now we're able to get some meteor shower pictures from the north hemisphere =D.
She shot this moon photo a couple days ago. Then she already knows the first basic lesson: how to control the exposure time.

Welcome Fatemeh.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial

Copyright © Astrofotografia Sergipe | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes